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A rabdomiólise é a degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue.Essa ruptura do tecido muscular resulta na liberação de uma proteína (mioglobina) no sangue. A mioglobina pode danificar os rins. Os sintomas incluem urina avermelhada e escura, diminuição da quantidade de urina, fraqueza e dores musculares. O tratamento precoce com reposição intensa de fluidos reduz o risco de danos aos rins.

Rabdomiólise por esforço (RE) é uma condição causada por romance,exercício repetitivo e extenuante com um colapso resultante de fibras musculares estriadas e liberação de conteúdo muscular em a circulação [1-4]. A síndrome é caracterizada por mal-estar, mialgias (comumente ombro, coxas, parte inferior costas e nádegas), fraqueza, limitado ativo e passivo amplitude de movimento, náusea, mioglobinúria (escuro ou cor urina) e anormalidades renais. O diagnóstico é confirmado por
documentar enzimas musculares elevadas, como creatina quinase (CK), embora não haja um limite amplamente aceito para diagnóstico [4]. A condição varia de assintomática com enzimas musculares séricas elevadas [6] a complicações como acidose metabólica, hipercalemia, hipocalcemia, arritmia, lesão renal aguda (LRA), síndrome compartimental e coagulação intravascular disseminada.

Os sintomas da rabdomiólise pode variar de dores muscular localizada ou geral, fadiga, incapacidade de praticar atividade física, mal-estar ou distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico (água e eletrólitos). Nos músculos: cólicas, fraqueza muscular ou dor muscular tardia. No trato urinário: produção insuficiente de urina ou urina escura Também é comum: dano renal.

Incidência da Rabdomiólise no Estados Unidos

Mas quais esportes causam mais Rabdomiólise?

Em primeiro lugar estão os exercícios sem pesos onde podemos encontrar constantemente nos WOD’s em boxs de Crossfit e academias. O principal achado neste estudo foi o aumento nos casos de ER apresentando aos departamentos de emergência nos EUA de 2000 a 2019. A causa do aumento da incidência de ER durante o último 20 anos é provavelmente multifatorial. O ano de 2000 coincide com uma transição para o treinamento esportivo durante todo o ano. A Hora período também coincide com a popularidade da academia e programas domésticos de treinamento de alta intensidade, caracterizados por alto volume, repetições frequentes e períodos de descanso restritos. As tendências de exercícios também mudaram ao longo do tempo com pesquisas mundiais demonstrando que o treinamento intervalado de alta intensidade foi o exercício mais popular em 2014 e o treinamento com pesos em 2015.

É possível a incidência de ER na primeira década deste estudo pode ser subestimada devido à falta de consciência e / ou conhecimento pelo tratamento de médicos, que foi aprimorado por relatos de casos nos últimos 10 anos. Alternativamente, os números elevados desde 2010 podem parcialmente ser devido à falta de critérios estritos para o diagnóstico de ER e a possibilidade de uma definição mais ampla agora ser empregada para o diagnóstico. No entanto, quando uma definição padrão de casos ER com Valores de CK maiores que 10.000 foram usados, o número de casos também aumentou ao longo do período de 20 anos. Ainda que ignora-se a tendência ascendente do ER nos últimos 20 anos, o número de casos nos últimos 5 anos justifica uma análise mais aprofundada, uma vez que a condição é completamente evitável. Isto é não está claro por que o pico de incidência de ER ocorreu em jovens de 17 anos, mas isso pode ser devido a uma combinação intensificada de espírito competitivo, inexperiência com treinamento esportivo e treinamento de alta intensidade nesta idade.

E para você, acha que o Crossfit contribuiu para o aumento da Rabdomiólise ?

Fonte: Barry P. Boden, David J. Isaacs, Anwar E. Ahmed & Scott A. Anderson (2021): Epidemiology of Exertional Rhabdomyolysis in the United States: Analysis of NEISS Database 2000 to 2019, The Physician and Sportsmedicine, DOI: 10.1080/00913847.2021.1956288

Rafael Marzochio

Sou Personal trainer e trabalho com planejamento de treinos para emagrecimento. Se você deseja perder 1kg por semana sem extremismo, sem cortar pãozinho ou kitkat possuo o programa de EMAGRECIMENTO perfeito para você. Aqui no blog você encontrará as melhores dicas para emagrecer com qualidade e melhor, no seu RITMO. Aproveite todos os posts sem moderação.

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