skip to Main Content

Os isquiotibiais são músculos biarticulares que cruzam o quadril e o joelho (cabeça longa bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso) e atuam tanto na extensão do quadril quanto na flexão do joelho.
Quando sentamos esses músculos ficam mais alongados do que deitados o que possivelmente influenciaria as respostas ao treinamento de força nessas diferentes posições.
Um estudo recente, pela primeira vez investigou os efeitos do treinamento na cadeira flexora vs. mesa flexora e seus efeitos sobre a hipertrofia dos músculos envolvidos (Maeo et al., 2021).

Os participantes do estudo treinavam uma das pernas na cadeira flexora e a outra na mesa flexora, utilizavam 70% de 1RM, 5 séries de 10 repetições, 2x por semana durante 12 semanas. O volume muscular foi avaliado por ressonância magnética (padrão-ouro).
O treinamento na cadeira flexora resultou em maiores aumentos do volume muscular para os isquiotibiais como um todo (+14% vs +9%) e para todas as demais porções biarticulares do mesmo (+8−24% vs +4−19%), com exceção da cabeça curta do bíceps femoral (+10% vs +9%), porção monoarticular.

Os resultados desse estudo sugerem que treinar as porções biarticulares dos isquiotibiais em posição mais alongada pode gerar maior hipertrofia desses músculos.
Apesar disso, continuo acreditando que a combinação de estímulos, através de diferentes exercícios, geraria uma hipertrofia mais abrangente, principalmente em treinados que não foram o foco do estudo.

Referência
Maeo, S; Meng, H; Yuhang, W; Sakurai, H; Kusagawa, Y; Sugiyama, T; Kanehisa, H; Isaka, T. Greater Hamstrings Muscle Hypertrophy but Similar Damage Protection after Training at Long versus Short Muscle Lengths. Med Sci Sports Exerc, 2020.

Rafael Marzochio

Sou Personal trainer e trabalho com planejamento de treinos para emagrecimento. Se você deseja perder 1kg por semana sem extremismo, sem cortar pãozinho ou kitkat possuo o programa de EMAGRECIMENTO perfeito para você. Aqui no blog você encontrará as melhores dicas para emagrecer com qualidade e melhor, no seu RITMO. Aproveite todos os posts sem moderação.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top