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O uso da suplementação de fosfato como auxiliar ergogênico é utilizado por atletas há mais de 60 anos. Os médicos alemães durante a Primeira Guerra Mundial notaram aumentos na “aptidão física” de suplementos que consistiam principalmente de fosfato de sódio. Os fosfatos, que geralmente contêm sódio, potássio ou cálcio, são a forma de sal mineral do fósforo nutriente essencial. O fósforo é um mineral fisiológico importante, funcionando como um componente principal do DNA, RNA e fosfolipídios. Mais importante, e de uma perspectiva atlética, é essencial para a formação de trifosfato de adenosina (ATP), nosso substrato energético primário. Semelhante a outras vitaminas e minerais essenciais, o fósforo deve ser fornecido endogenamente por meio de suplementação ou dieta em uma variedade de alimentos, incluindo carne, frango, bacalhau, pão, leite e iogurte.

Os sais de fosfato são comumente incluídos como parte da formulação de suplementos nutricionais, e o fósforo é encontrado em muitos alimentos. A pesquisa também mostra que os indivíduos tendem a consumir fósforo extra durante o consumo diário da dieta. O fosfato de creatina, por exemplo, demonstrou oferecer mais benefícios de desempenho do que a suplementação apenas com creatina. A beta-alanina é outro suplemento amplamente utilizado, disponível com fósforo como ingrediente adicional. A possibilidade de ganho de peso associado à creatina ou à sensação de formigamento às vezes causada pela beta-alanina pode ser o fator negativo com esses suplementos, embora a suplementação de fosfato por si só possa ser uma alternativa atraente para obter benefícios de desempenho e treinamento.

A dosagem de carga de fosfato recomendada consiste em 1 g de sal de fosfato de sódio 4 vezes ao dia por 3-5 dias. Os protocolos de carregamento têm se mostrado os mais eficazes para aumentar o 2,3-DPG e induzem poucos ou nenhum efeito adverso em indivíduos bem treinados. Pessoas com doença renal são freqüentemente aconselhadas a monitorar de perto os níveis de fósforo e devem evitar protocolos de carga. Foi proposto que o uso regular a longo prazo pode perturbar o equilíbrio de fosfatos e outros minerais no corpo, irritando o trato digestivo e possivelmente levando a dores de estômago, diarréia e / ou prisão de ventre. No entanto, de todos os dados publicados anteriormente com um total de 88 participantes, apenas 1 pessoa relatou ter sofrido de desconforto gastrointestinal. Pesquisas anteriores sugeriram melhorias estritamente aeróbicas com o carregamento de fosfato , mas o fosfato também desempenha um papel no sistema de energia da fosfocreatina e no fornecimento de energia anaeróbica. Mais pesquisas envolvendo desempenho anaeróbico e carga de fosfato são necessárias. Melhorias na carga de fosfato demonstraram provocar aumentos no V̇O 2 max até uma semana após a interrupção da dosagem, portanto, pode não ser necessário suplementar imediatamente antes da competição.

 

Fonte:

Fukuda, David H MS; Smith, Abbie E MS; Kendall, Kristina L MS; Stout, Jeffrey R PhD. Phosphate Supplementation: An Update. 2010

Kreider RB. Phosphate supplementation in exercise and sport. In: Macroelements, Water, and Electrolytes in Sports Nutrition. Driskell J, Wolinsky I, eds. Boca Raton, FL: CRC Press LLC, 1999.

Rafael Marzochio

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